I Workshop sobre o Programa de Segurança do Paciente

Expor e debater programa de segurança do paciente, a nova legislação e qual o seu impacto para as empresas, médicos e diretores, bem como direcionamento dos processos de acreditação para a implantação de ações relativas à segurança do paciente. Com esse objetivo, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo - SINDHES realizou nos dias 14 e 15 de maio a 1º. Workshop sobre a Segurança do Paciente, contando com a presença de colaboradores das principais empresas do setor no Estado e recebendo três dos mais conceituados profissionais do setor para a exposição e debate sobre o assunto: Cícero Newton Andrade, Kelle Cristina Dias, Andréia Rigui Kelian da Organização Nacional da Acreditação - ONA.

O evento aconteceu no Hotel Golden Tulip e foi aberto dia 14, com uma palestra do administrador, empresário, coordenador do departamento de Saúde suplementar da FENAESS, membro da CNS, auditor interno de qualidade da ONA, Cícero Newton Andrade. Ele abordou os temas mudanças no modelo de remuneração, TUSS e TISS, RDC 36 - Programa nacional de segurança do paciente; Legislação complementar e contratualização. Para Cícero toda mudança vem carregada de desafios e oportunidades. "O setor de saúde no Brasil passa por mudanças gigantescas e uma evolução muito grande. Vejo o momento atual como um momento de oportunidades para as empresas que se organizarem profissionalizarem e se adaptarem às novas legislações", explica.

O segundo dia teve a coordenação das analistas de qualidade da Organização Nacional da Acreditação - ONA, Andreia Rigui e Kelle Cristina Dias, que abordaram os seguintes temas: A importância da segurança do paciente nos serviços de saúde; A legislação e regulamentação brasileira relativa à segurança do paciente; Desafios para a implementação das ações voltadas para a segurança do paciente e a gestão de qualidade e sua relação com a segurança do paciente e acreditação.

Andreia destacou a importância da acreditação para a excelência no atendimento e a garantia cada vez maior da segurança do paciente. Para ela, é crescente a procura pela acreditação, uma vez que os empresários apostam nesse processo para garantir uma gestão de qualidade, a otimização de processos, o atendimento seguro e é claro, a consolidação da empresa, do ponto de vista financeiro.

Já Kelle afirmou que a acreditação deve envolver toda equipe e passa por um processo de sensibilização para sua implantação seja longeva. Ela informou que muitas empresas desenvolvem todo o processo, mas quando há troca de lideranças, a estrutura da acreditação cai por terra, já que muda a cultura organizacional. O prejuízo então acontece para a empresa e para o paciente, já que o atendimento fica comprometido.

Um momento importante deste evento foi a apresentação de dois cases de sucesso em acreditação exibidos pelo hospitais Metropolitano e Meridional, representados respectivamente pela Dra. Lia Márcia Canedo e pela Sra. Adriana Daum. Elas destacaram as características, vantagens e benefícios da implantação em cada hospital, estimulando outras empresas presentes a procurarem a certificação, uma vez que além da segurança do paciente, da melhoria contínua dos processos, bem como da excelência no atendimento, as organizações ficam mais fortalecidas, mais sólidas, ampliando o faturamento, como apontado pela Dra. Lia, do hospital Metropolitano que após a implantação teve um crescimento da receita desta empresa ultrapassando os 84 milhões de reais.

Após amplo debate com os participantes, tirando dúvidas, questionando os principais gargalos e vantagens para a implantação da acreditação,o evento foi finalizado com sorteio de brindes e os agradecimentos feitos pelo superintendente do Sindhes, Dr. Manoel Gonçalves Carneiro Netto. Segundo ele, o Sindhes realizará periodicamente eventos deste porte, tendo em vista a qualificação e educação continuada dos colaboradores do segmento de saúde do ES. Ele destacou a presença maciça de colaboradores das principais empresas do setor já neste primeiro evento e informou que os próximos eventos já estão sendo organizados e abordarão os temos CUSTOS e TERCEIRIZAÇÃO.

A 1º Workshop Sindhes teve a coordenação técnica da empresa Imaginarhium Treinamentos, o patrocínio da Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviço e Saúde - FENAESSE o apoio institucional da Organização Nacional de Acreditação - ONA, hospitais Metropolitano e Meridional e das Associações de Hospitais, Clínicas e Empresas da área de Saúde do ES.