Quem Somos

O Sindhes - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Espírito Santo é o único representante legal da categoria econômica na área da saúde, que congrega mais de 2 mil empresas no Estado. O Sindicato é responsável pela defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões jurídicas ou administrativas, sendo obrigatória sua participação nas negociações coletivas de trabalho, de acordo com os incisos III e VI do artigo 8º da Constituição Federal.

A história do Sindhes começou em 3 de outubro de 1988, em Vitória, com uma assembléia entre representantes de hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios da rede filantrópica e privada instalada no Estado. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria do Sindhes-Es, presidida pelo médico Dr. Francisco Almeida de Figueiredo Côrtes, que, na época, após importante contribuição para o setor de saúde no Estado, como presidente da Ames - Associação Médica do Espírito Santo, deixou o cargo para assumir o Sindicato.

Desde o início, houve a participação e o apoio de empresas de todo o Estado, que viam no Sindicato um espaço democrático e importante para as negociações da classe. A trajetória do Sindhes-ES, desde então, vem sendo marcada pela defesa dos interesses coletivos das unidades afiliadas aliada à modernização e à qualidade na prestação de serviços a população capixaba.

Fachada do Sindhes
Francisco Grande

"O Sindhes foi criado de forma muito rápida. Na época, recebi um telefonema do Rio de Janeiro comunicando que tínhamos tido aprovação para criar o Sindicato. Mobilizamos os hospitais e fundamos o SINDHES-ES. Hoje temos orgulho da representatividade e do trabalho desenvolvido pela entidade a favor das empresas do setor."

Dr. Francisco Almeida de Figueiredo Côrtes

Médico fundador e primeiro presidente do SINDHES-ES. Foi reeleito para o mandato seguinte. Atualmente o Doutor Francisco é professor da Emescam e Médico Urologista.